flavia amadeu design sustentável

Designer brasiliense com reconhecimento internacional no nicho de moda sustentável.  É PhD em Design e Sustentabilidade pelo London College of Fashion, Mestre em Artes Visuais e Bacharel em Desenho Industrial.

​Pesquisa e desenvolve produtos com novas tecnologias em borrachas Amazônicas há quinze anos, em parceria com o Laboratório de Tecnologia Química da Universidade de Brasília.

Trabalha diretamente com comunidades seringueiras na floresta Amazônica para a produção da borracha colorida e outras tecnologias sociais que promovem a inclusão de mulheres e jovens na cadeia produtiva, geram renda na floresta e incentivam a preservação dos recursos naturais.

Na linha Joias Orgânicas e no seu último lançamento, a bolsa Valentim, a designer explora qualidades inerentes à borracha, como elasticidade e resistência, além de seu alto impacto socioambiental.

Seu trabalho já foi visto e vendido em diversos países além do Brasil, participou do São Paulo Fashion Week 2019 com Ronaldo Fraga, expôs na Semana de Art Basel de Miami e no Museu Victoria & Albert, ambos em 2018, além do Museu de Design de Londres, Semana de Design de Milão e em muitos outros países, como Austrália, Holanda, Dinamarca, Noruega, Quênia, Argentina, Itália, Canadá, Japão, Nova Zelândia, Eslováquia, Espanha, entre outros.

 

FLAVIA AMADEU é parceira do Amazônia Hub pois apoia comunidades produtoras e artesãos da Floresta Amazônica, cujas atividades econômicas integram o uso sustentável dos recursos naturais. Projetos e produtos de joias contemporâneas, moda e decoração são desenvolvidos com borracha proveniente do látex natural de Seringueiras espalhadas na Floresta Amazônica. A borracha colorida é fruto de pesquisa, motivo de transformação social e de preservação ambiental.