Por Matheus P. Pedroso, Co fundador Amazônia Hub e ex coordenador da Rede de Óleos da Amazônia, no IDESAM
Você já parou para pensar que você, cidadão brasileiro, é dono do país mais rico do planeta?
Você brasileiro! Gaúcho, carioca, paulista, capixaba, nordestino, amazônida, negro, índio, pardo, amarelo, branco. Não importa de onde você é, se nasceu nessa terra você é parte de um país que possui tudo o que é preciso pra dar certo: e você também é responsável por fazer dar certo!
Se você concorda com essa visão, te convido a conhecer um projeto pelo qual pretendo dedicar a vida e no qual trabalharei incansavelmente, até o fim dos meus dias, para que o seu propósito seja cumprido.
A primeira marca coletiva da Amazônia
Se você segue as nossas redes sociais e acompanha nosso conteúdo, já deve saber um pouco do potencial da Amazônia para a nossa economia.
Falamos de 59% do território nacional, e mais de 5 milhões de quilômetros quadrados, contendo 20% da água doce do planeta e 22% das espécies nativas do mundo.
Então, brasileiro, você nasceu agraciado por ter acesso a simplesmente 20% dos recursos naturais do planeta inteiro. Não existe nada que se compare a isso, seja grato.
Toda essa imensidão verde produz, de forma natural e todos os anos, milhões de toneladas de insumos, matérias primas, ativos, bioativos, enzimas e riquezas que deixamos de aproveitar por não dedicar a nossa criatividade, visão, força de trabalho em algo que nos diferencia de todos os outros países no planeta.
Todas essas riquezas, podem ser responsáveis pela geração de trilhões de dólares todos os anos, de forma escalável, mas com uma condição: Você, eu e todos nós brasileiros, façamos a nossa parte como pessoas inteligentes e que valorizam a própria terra e seus recursos.
O que precisamos para isso acontecer?
A resposta é simples: incluir nas suas compras do dia a dia produtos produzidos com impacto socioambiental positivo na Amazônia. Com isso, os negócios de impacto podem prosperar e investir na melhoria dos seus processos e na criação de novos produtos.
Desta forma, teremos uma melhoria constante na qualidade destes negócios, que produzirão cada vez melhor e irão gerar mais e mais desenvolvimento na região.
Propósito da Inatú
A marca Inatú foi idealizada com o intuito de representar associações e cooperativas que produzem óleos vegetais oriundos do extrativismo sustentável na Amazônia. O propósito da marca é agregar ainda mais valor a produtos que já são fantásticos por natureza.
O propósito da Inatú é dar liberdade e abrir novos canais de comercialização para estas associações e cooperativas que fazem 90% do trabalho duro, permitindo que elas possam ter sua própria marca e deixarem de apenas produtores de excelentes matérias primas
O propósito da Inatú empoderar, dar visibilidade, apoiar e valorizar quem realmente precisa disso: Os produtores.
O propósito da Inatú é apresentar para você quem é a Sandra, presidente da ASPACS em Lábrea, o Vanderlei da AACRDSU, O Ronaldo da APFOV, o Rosivaldo da ASAGA e todas as pessoas que dedicam a vida delas todos os dias para geração de impacto positivo na Amazônia, para o crescimento e desenvolvimento da bioeconomia e por fim, pra mostrar pra você brasileiro, o que é realmente valorizar a sua própria terra e gerar valor de forma sustentável. E tudo isso utilizando plantas presentes na cultura ancestral da região há centenas de anos!
Se você se interessou por este projeto, acompanhe nossas próximas publicações sobre os protagonistas e produtos da Inatú.
Ah, e não esqueça de se inscrever na nossa newsletter para receber a notificação de nossas novas postagens.
Abraços Amazônicos,
Matheus
Ps. Imensas saudades de todos que fizeram parte da minha jornada na Rede Óleos da Amazônia, vocês são uma fonte infinita de admiração e inspiração pra mim.
Para saber mais sobre mensuração de impacto na Amazônia e apoio à marcas e empreendimentos amazônicos conheça a plataforma Parceiros Pela Amazônia a plataforma Origens Brasil