Inatú
Já pensou em comprar cosméticos naturais produzidos por associações e cooperativas que de impacto socioambiental positivo na Amazônia?
Já pensou ter pra si o que há de mais puro na floresta e ainda contribuir com esse impacto socioambiental positivo?
Continue lendo abaixo e saiba como a Inatú mudará pra sempre o mercado de produtos Amazônicos no Brasil
ASPACS
Nas margens do rio Purus e a aproximadamente 850 quilômetros de Manaus é onde fica a Associação de Produtores Agroextrativistas da Colônia do Sardinha (ASPACS). Eles trabalham com produtos oriundos do extrativismo sustentável desde 1997.
Sob a direção de Sandra Barros, presidente da associação e sua equipe, a ASPACS vêm crescendo, melhorando a qualidade dos seus produtos e aumentando seu portfólio. Hoje eles produzem: Manteiga de Muru Muru, Óleo de Andiroba, Oleo resina de Copaíba e Manteiga de Cupuaçú .
APFOV
Fundada em 2007, a Associação de Produtores Familiares Ouro Verde, é responsável pela produção do primeiro café agroflorestal produzido na Amazônia, o Café Apuí. A associação é composta por produtores de café, guaraná e outras culturas em sistemas que utilizam a floresta como aliada no sombreamento, retenção de água e fertilização do solo.
Mas a grande supresa para os nossos queridos clientes e até para a associação é a produção do novo Óleo De Café Verde obtido pelo método de prensagem a frio. Que está sendo comercializado pela marca Inatú.
AACRDSU
Fundada em 2007, a Associação Agroextrativista das Comunidades da RDS do Rio Uatumã está situada em um dos locais mais bonitos do mundo, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã.
A localidade, que já sofreu com momentos sombrios, como os impactos gerados pela construção da barragem de Balbina e a exploração do Pau Rosa (Aniba Rosaeodora), do fim do século 19 até o final da década de 80, hoje tem como gerador de impacto positivo a AACRDSU, que desenvolve atividades de pesca esportiva e recentemente a produção de óleos vegetais e essenciais a partir das espécies nativas da reserva.
Dentro do portfólio da AACRDSU temos: Óleo essencial de breu Branco (Protium sp.); Manteiga de Cupuaçú e Óleo de Copaíba
ASAGA
Após quase uma década desativada, a Associação Agroextrativista Aripuanã-Guariba (ASAGA), em Apuí-AM, aos poucos se reestrutura para retomar suas atividades, focada no controle de qualidade e preços mais justos na cadeia de óleo de copaíba.
Auxiliada pelo Idesam, a reativação da associação é uma conquista fruto do esforço das 11 famílias extrativistas apoiadas pelo projeto Cidades Florestais, que busca novas parcerias comerciais para alavancar o beneficiamento e comercialização de óleos amazônicos da região.
Assista o Vídeo abaixo para saber como a Copaíba está dando mais força aos ribeirinhos do Guariba.
E como os produtos chegam no mercado?
Se você está se perguntando agora como a Inatú vai de fato mudar o mercado de produtos Amazônicos no Brasil, a resposta se resume em uma palavra: Empoderamento.
Hoje é possível através do processo de terceirização, produzir cosméticos em empresas especializadas com todos a estrutura, equipamentos, mão de obra especializada e rastreabilidade.
Ora, então porque não conectamos à essas empresas as associações e cooperativas que produzem à partir da floresta, para que elas possam vender o seu produto com um valor agregado muito maior?
E dessa ideia surgiu a parceria com a Startup de Manaus Biozer, que produz cosméticos a partir de matérias primas Amazônicas e hoje é responsável pelo envase e desenvolvimento de cosméticos para as associações e cooperativas produtoras.
Gostou? Então conheça os produtos!
Óleo Vegetal de Andiroba
O nome “Andiroba” deriva de ãdi’roba, termo tupi que significa “óleo amargo”. Neste óleo além de ácidos graxos saturados e insaturados, que atuam na pele formando uma camada lipídica e auxiliando na redução da perda de água, está presente substâncias chamadas meliacinas (de Meliaceae), que auferem o gosto amargo e também são responsáveis pelos efeitos terapêuticos do óleo. Dentre as meliacinas, podemos citar a Gedunina C28H34O7 e a Andirobina C27H32O7 e seus outros limonoides como os promotores do efeito anti-celulite, anti inflamatório, cicatrizante entre diversos outros.
Nutrição capilar: nutre e hidrata os cabelos, reduzindo frizz, pontas duplas e volume, dando maciez e brilho.
Ação na pele: Além de reduzir manchas e rugas, aumenta firmeza, trata celulites, tonicidade e flexibilidade da pele. Vale destacar ainda o efeito protetivo, podendo ser usado nos tratamentos de doenças de pele, dermatites, e como repelente.
Anti-inflamatório e analgésico: trata dores musculares, lesões e vermelhidões, além de ser um perfeito cicatrizante e antisséptico.
Óleo de Café Verde
O óleo de café verde obtido à partir dos grãos verdes colhidos de sistemas agroflorestais dos associados e da variedade robusta Coffea Canephora é sem dúvida a maior inovação agroindustrial que Apuí já vivenciou. No óleo de café verde encontramos o ácido clorogênico, que possui um grande poder antioxidante e é utilizado em formulações cosméticas para auferir a ação anti-rugas; o cafestol e caveol, diterpenos que também possuem a ação antioxidante e bloqueadora leve de raios UV e também encontramos outros elementos que ajudam a suavizar a pele e diminuir as linhas de expressão.
Óleo Essencial de Breu
Outra inovação sem precedentes que trazemos com a Inatú é o óleo essencial de Breu. O Breu é uma resina encontrada nas árvores da família burseraceae com o Protium e a Boswellia Sacra, mais conhecida como Frankincense ou Olíbano.
No Egito antigo a resina seca do Olíbano era queimada nos altares para facilitar a meditação em rituais religiosos.
Já na Amazônia a resina também é utilizada de forma ancestral pelos populações tradicionais seja durante rituais ou também para a cura de algumas enfermidades.
Melhora a via respiratória: usado no tratamento de bronquite e tosse.
Ação de limpeza energética: o breu é utilizado em defumação esotérica, com a função de estimular a expansão da consciência.
Aromaterapia : o breu auxilia no equilíbrio do humor, além de ajudar na concentração , provendo a sensação de relaxamento, bem estar, clareza mental
Oleoresina de Copaíba
A oleoresina de copaíba, oriunda da árvore conhecida como “milagrosa” na Amazônia é um produto da floresta que não pode faltar na casa de nenhum Amazônida. Suas conhecidas propriedades antiinflamatórias advém de um mecanismo sinérgico dos sesquiterpenos α-humuleno e β–cariofileno que são até hoje amplamente estudados por farmacêuticos do mundo inteiro.
A verdade é que apesar de todos os estudos, ainda há MUITO a se descobrir sobre esta árvore e sua essência e dos mistérios que acercam tanto o mecanismo de produção da oleoresina quanto da sinergia que ocorre em nosso corpo quando temos contato com as dezenas de sesquiterpenos e diterpenos que variam de espécie para espécie, árvore pra árvore e região pra região.
Para os cabelos, efeito anticaspa, para a pele anti-acne, alivia a vermelhidão, inchaço e auxilia na cicatrização. Sem dúvida é um dos produtos mais fantásticos da nossa Amazônia.
Cuidados com a pele e os cabelos: auxilia na hidratação e maciez da pele, ativando a elasticidade e diminuindo as rugas. Nos cabelos, age no equilíbrio da oleosidade, trata micoses e seborreias, e protege os fios tingidos.
Tratamento de infecções e inflamações de garganta e amigdalite. Atua também em urticárias, dermatites, acnes e picadas de insetos, além de ser um excelente cicatrizante e antimicrobiano.
Gostou? Compre pelo site e receba em sua casa em até 7 dias úteis!
Na compra do kit com os 4 produtos Inatú, você leva pra casa mais um dos óleos Amazônicos abaixo
Óleo de Açaí – 30 ml
Óleo de Buriti – 30 ml
Óleo de Patauá – 30 ml