O consumo humano de leite animal é um dos hábitos alimentares mais antigos cultivados por nossa sociedade. A prática começou a crescer rapidamente após o surgimento da agricultura e com este a domesticação do gado. A evidência direta mais antiga do consumo de leite é do período neolítico, cerca de 6.000 atrás. Esse alimento, considerado por muitos especialistas como essencial para a manutenção da nossa saúde, é fonte rica em proteínas, vitaminas e minerais, além de ser um importante ingrediente para várias receitas que fazem parte do nosso dia a dia.
O que são leites vegetais?
Os leites vegetais são bebidas desenvolvidas a partir de alguns cereais, leguminosas e oleaginosas, que oferecem bons volumes de proteínas, vitaminas e minerais para quem não pode ou não deseja consumir o produto de origem animal.
Benefícios leite vegetal
Existem diversos fatores que influenciam a escolha por alternativas vegetais ao leite de vaca. Seja por motivos de saúde como: crises alérgicas, por intolerância ao leite de vaca, pelo estilo de vida vegetariano e vegano, e além disso: preocupação com os impactos ambientais relacionados às cadeias produtivas dos lácteos em geral. E ainda existem pessoas que escolhem leites vegetais por apreciar o gosto, afinal, existem inúmeras opções disponíveis de vegetais nutritivos e deliciosos.
Aveia, macadâmia, amendoim, castanha de caju, coco, arroz, soja, gergelim, amêndoa…a lista é grande. Mas aqui, vamos falar do leite que é 100% amazônico e cheio de nutrientes da floresta!
Castanha do Brasil – Castanha do Pará
A castanha-do-Brasil, castanha-do-pará (Bertholletia excelsa) é nativa das florestas na Amazônia e possui diversos nutrientes e propriedades que fazem bem para nossa saúde. Rica em proteínas e calorias, é considerada por muitos uma carne vegetal. Possui 12% a 17% de proteína nos frutos e 46% de proteína na farinha sem gordura, enquanto a carne de gado possui 26% a 31% de proteína.
Sua proteína é quase equivalente à do leite de vaca, contendo aminoácidos completos. A castanha tem minerais como fósforo, potássio e vitamina B. Em adição, 100 gramas de castanha contém 61 gramas de gordura; 2,8 miligramas de ferro; 180 miligramas de cálcio; 4,2 miligramas de zinco. A castanha também contém grandes quantidades de metionina, que é um dos elementos nutritivos mais limitados na dieta amazônica.
A melhor fonte de um mineral milagroso
Você está ansioso, cansado, deprimido, perdeu a memória, tem medo de câncer? Então coma castanha. Estudos recentes realizados nos Estados Unidos e Europa mostraram que a castanha-do-brasil contém selênio, um mineral que tem o poder de prevenir câncer e combater certos vírus. Além disso, esse mineral dá energia, levanta o espírito e reduz a chance de pegar doenças comuns e crônicas.
Dizem também que as pessoas que consomem selênio ficam mais simpáticas e confiantes. Por exemplo, a dieta da maioria da população dos Estados Unidos, onde não crescem castanheiras, inclui apenas 20% do selênio recomendado. As selênio-proteínas têm papel importante como anti-oxidantes. A oxidação tem papel no envelhecimento, Mal de Parkinson e Alzheimer. O selênio pode ser utilizado no tratamento dessas doenças.
Além disso, possui vitamina E que auxilia no combate aos radicais livres e também ajuda a manter a integridade da membrana celular da mucosa e da pele.
A castanha ainda ajuda a fortalecer os músculos, previne acidentes cardiovasculares e cerebrais, estimula o fluxo intestinal e ainda aumenta a imunidade do organismo. Só coisa boa!
Se você está buscando inserir a castanha do brasil no seu dia a dia, nós temos uma dica: a Iby Foods traz ao mercado o primeiro Leite Vegetal de Castanha do Brasil. Disponível nas opções Tradicional, com coco e chocolate e Baunilha.
Seja in natura quente ou gelada, misturada com café, achocolatado ou batida com frutas, seja para quem gosta de cozinhar, a bebida de castanha é perfeita para receitas salgadas, como molhos, tortas, quiches e muitas outras delícias.
Independente do motivo: existe um leite vegetal perfeito pra você.
Que tal experimentar mais uma experiência amazônica? Prepare um café de açaí ( já falamos por aqui) com leite de castanha e se surpreenda!
Fontes:
Shanley, P.; Medina, G. Frutíferas e Plantas Úteis na Vida Amazônica. Belém: CIFOR, Imazon, 2005.
Ribeiro, George Duarte. Algumas espécies de plantas reunidas por famílias e suas propriedades. Porto Velho, RO: Embrapa Rondônia, 2010.