Higiene pessoal, skincare, shampoo e condicionadores, óleos essenciais e aromaterapia. Seja qual for o seu desejo, a Amazônia têm as matérias primas que você precisa.
Matérias Primas Amazônicas
COPAÍBA
Óleoresina 100% pura! Livre de misturas ou aditivos.
Método de extração
A oleoresina de Copaíba é extraída diretamente do caule da planta, com a utilização de uma ferramenta chamada trado.
Todo o óleo produzido pela Inatú segue as boas práticas de manejo, com treinamentos periódicos a todos os comunitários.
Origem
Apui- Amazonas
Produzido pelos integrantes da Associação Agroextrativista Aripuanã Guariba (Apuí), com todo o cuidado e a consciência ambiental necessários para a preservação da nossa floresta.
Benefícios
Cuidados com a pele e os cabelos: auxilia na hidratação e maciez da pele, ativando a elasticidade e diminuindo as rugas. Nos cabelos, age no equilíbrio da oleosidade, trata micoses e seborreias, e protege os fios tingidos.
Tratamento de infecções e inflamações de garganta e amigdalite. Atua também em urticárias, dermatites, acnes e picadas de insetos, além de ser um excelente cicatrizante e antimicrobiano.
Aplicações cosméticas:
Pode ser utilizado como ativo na formulação, em concentrações de 0,5% a 2% em Balms, pomadas cicatrizantes, sabonetes, hidratantes, xampus, séruns anti acne, e produtos para a pele oleosa.
ANDIROBA
Óleo vegetal 100% puro! Nada de óleo mineral, parabenos, sulfatos, corantes ou silicones.
Método de extração
Prensagem a frio (cold pressing) das sementes. Sem uso de solventes orgânicos, o que garante a conservação de seus constituintes e suas propriedades naturais, assim como suas características de sabor, cor e aroma.
Origem
Lábrea – Amazonas
Associação dos Produtores Agroextrativistas da Colônia do Sardinha (Lábrea), que desde 1997 atua na valorização do desenvolvimento regional por meio de práticas sustentáveis.
Benefícios
Nutrição capilar: nutre e hidrata os cabelos, reduzindo frizz, pontas duplas e volume, dando maciez e brilho.
Ação na pele: Além de reduzir manchas e rugas, aumenta firmeza, tonicidade e flexibilidade da pele. Vale destacar ainda o efeito protetivo, podendo ser usado nos tratamentos de doenças de pele, dermatites, e como repelente.
Anti-inflamatório e analgésico: trata dores musculares, lesões e vermelhidões, além de ser um perfeito cicatrizante e antisséptico.
Aplicações cosméticas
Pode ser usado puro, adicionado a formulações ou como óleo carreador para óleos essenciais. Uso comum em cremes para massagens corporais, sabonetes, xampus, condicionadores, velas repelentes, óleos corporais
MURU MURU
Gordura vegetal 100% pura! Nada de óleo mineral, parabenos, sulfatos, corantes, silicones.
Método de extração
Prensagem a frio das sementes, após serem trituradas em moinhos de discos fortes e resistentes, devido à dureza do material.
Origem: Carauari, Amazonas
Benefícios: Rica em ácidos saturados como o ácido láurico e mirístico e não saturados como oleico e linoleico, a manteiga de murumuru hidrata nutre e amacia a pele. Por ser prensada a frio, também preserva uma quantidade grande de antioxidantes naturais.
Emoliência: regulação do equilíbrio hídrico e lipídico, possibilita a recuperação da umidade e elasticidade natural da pele.
Maciez e controle de volume capilar: extremamente nutritiva, especialmente para os cabelos crespos, diminui o ‘frizz’
Aplicações cosméticas
Pode ser usada pura direto na pele ou cabelos ou adicionada a formulações
É utilizado em cosmetologia como possível substituto do ácido esteárico, mas principalmente esterificado com o álcool isopropílico dando origem a um óleo muito apreciado pelo seu grau de penetração e estabilidade (miristato de isopropila).
Uso comum em loção, creme, sabonete condicionador capilar, máscara facial, shampoo, óleo e emulsão, hidratante de pele, nutrição e restauração de cabelo danificado, cera depilatória.
CUPUAÇÚ
Gordura vegetal 100% pura! Nada de óleo mineral, parabenos, sulfatos, corantes ou silicones.
Método de extração: prensagem a frio ( cold pressing) das semente
Origem: Uatumã, Amazonas
Benefícios:
Alto poder de absorção de água: aproximadamente 240% superior à da Lanolina, atuando como um substituto vegetal da mesma. A manteiga de cupuaçu recupera a umidade e elasticidade cutânea, através da reposição de lipídeos, oferecendo um toque agradável e macio.
Regenerativa e cicatrizante: Sua composição é rica em fitoesteróis, que contribuem para o tratamento de dermatites e irritações cutâneas, também favorecendo o processo de cicatrização de lesões. Possui ainda ação clareadora de manchas e olheiras, retardo do envelhecimento precoce e prevenção de linhas de expressão
Aplicações cosméticas: Pode ser usada pura direto na pele ou cabelos ou adicionada a formulações
É indicada para utilização em hidratantes facial e corporal, formulações antienvelhecimento, rejuvenescimento, formulações pré e pós sol, batons e produtos de cabelo, desodorantes, emulsões e bálsamos para pessoas com barba.
Os óleos e manteigas da Inatú são sensacionais, o balm com andiroba que a minha namorada fez é super cicatrizante, parabéns pelo trabalho!
Para mim, poder usar a floresta no meu dia a dia é uma sensação de pertencimento e unidade. Posso expressar minha criatividade e usufruir das maravilhas que as matérias primas da Amazônia fazem pelo meu corpo e cabelos.
Anterior
Próximo