O QUE É O BREU?
O óleo de breu pode ser obtido de várias espécies de Protium conhecidas popularmente também como almecega ou almescla. É uma resina exsudada do tronco de árvores amazônicas ou de áreas de cerrado. Pertence à família das burseráceas, sendo, portanto, parente do olíbano.
A árvore pode ser encontrada em várias regiões do Brasil, mas só onde há mata nativa bem preservada. Por não tolerar o desmatamento pode ser considerada um bio-indicador do estado de conservação do ambiente. Além disso, seus frutos são cobertos por uma massa branca e doce que atrai pássaros e outros dispersores.
Veja o vídeo da árvore de breu pelo Museu da Amazônia: Musa
A resina se forma no tronco da árvore das famílias Burseraceae, através de uma reação de defesa aos ataques de insetos. O cheiro da resina transparente que brota da casca é uma experiência única, e quando os óleos essenciais evaporam ela cristaliza na forma de pedras e pó brancos.
Algumas moedas de resina, com rostos entalhados, foram encontradas em sítios arqueológicos maias. Isso sugere que o breu-branco seja conhecido e utilizado pelo homem americano há mais de mil anos.
USO POPULAR
No Egito antigo a resina seca do primo do breu, Olíbano (Boswellia Sacra) mais conhecida como Frankincense era queimada nos altares para facilitar a meditação em rituais religiosos. Algumas religiões amazônicas, como o Santo Daime e a União do Vegetal, também utilizam o breu.
Os indígenas e ribeirinhos amazônicos que o tem como uma resina sagrada, utilizado em cerimônias e rituais de cura, para afastar maus espíritos e para curar problemas físicos
O Exército Brasileiro, durante treinamento de soldados em cursos de sobrevivência, sugere a utilização de breu não só como repelente natural, mas também como material de fácil combustão para se iniciar uma fogueira.
Na sua forma sólida, a resina do breu na forma é tradicionalmente usada para calafetar embarcações, devido a sua grande quantidade de terpenos.
Na fitoterapia a resina é utilizada para tratar doenças venéreas, pois o óleo tem ação anti-inflamatória e analgésica e também antipruriginosa, indicado para uso em furúnculos e abscessos.
PERFUMARIA – O CHEIRO DE FLORESTA
Devido à sua principal função aromática a resina é amplamente utilizada na perfumaria e produtos de higiene, sendo empregado como aroma de perfumes e colônias, bem como na fabricação de sabonetes. O limoneno, presente no óleo de breu-branco, é um componente comum em fragrâncias e essências.
Devido à umidade do ar e às misturas de resinas de espécies diferentes presentes na região, o óleo toma um corpo aromático diferenciado do breu preto, tendo este uma nota mais herbácea ao fundo, de característica mais puxada para gálbano. A sensação é como se fosse um óleo obtido de resinas frescas, recém-exsudadas e colhidas.
A resina do Breu branco apresenta aromas poderosos de madeira e de especiarias que o torna um ingrediente raro e precioso, muito procurado nos cuidados para o corpo e nos perfumes.
AROMATERAPIA
Na composição do óleo essencial de breu existe um grande número de monoterpenos, como o alfa-felandreno e o terpinoleno, esses compostos são vantajosos em estimular a liberação de citocinas anti-inflamatórias, além de auxiliar na desobstrução de vias respiratórias, ação expectorante, broncodilatador e demais distúrbios respiratórios.
Possui propriedades emocionais e da psicoaromaterapia, atuando no inconsciente, nos sonhos e na região mística do cérebro. Purifica energia, afasta más vibrações e ajuda a ter mais equilíbrio das emoções. Facilita a entrada em estados alterados de consciência e meditação, agindo como um purificador energético de amplo espectro.
Uma pesquisa realizada em 2017 analisou, pela primeira vez, a atuação do óleo essencial de breu branco (Protium heptaphyllum), conhecido por suas extensivas aplicações terapêuticas, na redução da pressão alta.
RECOMENDAÇÃO DE USO
- Melhora a via respiratória: usado no tratamento de bronquite e tosse.
- Poder cicatrizante: excelente hidratante, analgésico e antisséptico, o óleo de breu também é cicatrizante, agindo inclusive em úlceras.
- Ação de limpeza energética: o breu é utilizado em defumação esotérica, com a função de estimular a expansão da consciência.
- Aromaterapia : o breu auxilia no equilíbrio do humor, além de ajudar na concentração , provendo a sensação de relaxamento, bem estar, clareza mental . Atua no inconsciente, nos sonhos e na região mística do cérebro. Purifica energia, afasta más vibrações e facilita a entrada em estados alterados de consciência e meditação, agindo como um purificador energético de amplo espectro.
- Aplicações cosméticas: Em aplicações na pele, sempre usar um óleo vegetal carreador. Sinergias aromaterapêuticas, aromatizador de ambientes, xampus, condicionadores, sabonetes
Origem: Nossa versão 100% natural do óleo de breu é produzida pelos integrantes das comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã. O Método de extração é por meio da hidrodestilação da resina de breu fresca.
Gostou de saber mais sobre o breu branco?
Temos disponível no nosso site o Breu Branco da marca Inatu
REFERÊNCIAS
LAZLO. Óleo essencial de breu branco. Disponível em:<https://www.emporiolaszlo.com.br/oleo-essencial-de-breu-branco.html>
LORENZI, H. e MATOS, F. J. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas. Nova Odessa: Plantarum. 2002, p. 512.
REVILLA, J. Apontamentos para a cosmética amazônica. Manaus: SEBRAE-AM/INPA, 2002, p. 532. .
Pingback: Conhecendo uma Aldeia Indígena na Amazônia – Amazen
Muito interessante, eu não conhecia esse óleo, agora vou comprar, pois realmente serve para muita coisa na minha vida. Gratidão
Boa tarde, eu uso o breu em pó, fraturei a costela e foi ótima cicatrizou rápido, porém não sabia q teria o óleo.
Boa tarde Ana!
Sim, na reserva do Uatumã extraimos o óleo essencial da resina, através da hidrodestilação. Um processo que separa os elementos voláteis da resina e permite que você obtenha os benefícios do produto em qualquer lugar 🙂
Estou maravilhada.Comprei esta resina ,👏👏👏🙏🙏porque amei o cheiro🙏🙏🥱não tinha idéia da benção que é ter este breu❤️🙏branco😍😃🥱🥱no meu aparador ao lado da minha cama.😃😃👏👏🙏🙏🙏Cada vez que abro a gavetinha eu sorrio e agradeço a Deus pelo aroma maravilhoso ,🙏e me vem as lembranças da viagem maravilhosa que fiz.
🙏🙏👏👏👏💚💚
Oleo essencial de breu branco pode ser ingerido com água como o de copaiba?
Bom dia Lilian! Ainda não temos estudos sobre a ingestão do óleo essencial de breu.
Bom dia , fiquei sabendo que uma colher de chá do breu junto uma banana prata e um copo de leite (cheic) tomar uma vez na semana, bom para dores nas pernas ou melhor osteoporose, isto é verdade? Estou muito enteressada pois gosto de produtos naturais.