GRAVETERO

A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC) é detentora da marca Gravetero, que produz e comercializa, no Brasil e no exterior, deliciosos produtos derivados do umbu e de outros frutos típicos da região, geralmente doces, compotas e geléias.

Tudo começou no final da década de 1980 quando três religiosas, em missão em Uauá (BA), enxergaram a oportunidade e estimularam as mulheres da região a produzir e vender doces caseiros.

Não demorou para que os produtos tivessem grande aceitação e procura, atraindo inclusive o interesse de mulheres de municípios vizinhos, como foi o caso de Curaçá (BA) e Canudos (BA). Dez anos depois, as comunidades estavam organizadas e já produziam e comercializavam os seus produtos de forma sistemática, ganhando ainda mais visibilidade em diversos mercados, inclusive no exterior.

Fundada em 2004, a COOPERCUC possui 271 cooperados e tem como missão “contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar, com foco na produção ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e viável”. O seu objetivo é “contribuir com a melhoria das condições de vida sustentável das comunidades rurais nos municípios de Canudos, Uauá e Curaçá, localizados no território do Sertão do São Francisco, região semiárida da Bahia”.

Graveteiro e COOPERCUC estão no Amazônia Hub por trabalharem com a Sociobiodiversidade Brasileira e com a valorização de conhecimentos tradicionais e mulheres.

Criando conexões sustentáveis entre a Amazônia e você.