Seringô
seringo
A Amazônia, fonte de infinitas riquezas, doa sua beleza gentilmente a quem sabe aproveitá-la com respeito. E quando se une o conhecimento ancestral das comunidades indígenas, o saber dos antigos seringueiros e a ciência, o resultado é tanto inspirador quanto transformador.
A mistura do látex com fibras vegetais produz o Encauchado SERINGÔ: a borracha natural produzida nos seringais nativos da floresta, dentro dessa proposta. Esse material foi desenvolvido na união das pesquisas acadêmicas e a tradição dos povos amazônicos. Os experimentos com o material tiveram início há mais de duas décadas, no Acre. O resultado foi a criação de uma linha de produtos diversificada, com design moderno, sofisticado, que inclui calçados, jogos americanos belíssimos e sousplats.
Esses últimos, são inspirados nos formatos únicos, nas texturas e nas cores das folhas da Floresta Amazônica. A folha Capeba, a Vitória-Régia e a Apuí, são alguns exemplos das folhas utilizadas no design dos produtos. O grande diferencial dessas peças é a tecnologia social aplicada a elas. O processo industrial, agressivo, cheio de componentes químicos, de maquinários nocivos à floresta, foi transformado em um processo artesanal de manuseio do látex, dispensando até energia elétrica, máquinas ou estufas. Os recursos naturais, no Polo Probio, são utilizados de forma respeitosa, consciente, traçam uma relação de troca com a natureza, sem destruição.
Ou seja, o POLOPROBIO é uma instituição que trabalha na área ambiental, com ações que aliam desenvolvimento comunitário, inovação e cultura. O objetivo do Polo é fortalecer as comunidades tradicionais e indígenas, dando acesso à tecnologia. Os produtores, empoderados, podem empreender e fabricar produtos com maior valor agregado, competitivos no mercado. As comunidades produzem e criam suas próprias peças, ao invés de vender matéria-prima para a indústria.
Ao adquirir um produto da marca SERINGÔ você está ajudando a proteger a Amazônia e sua rica biodiversidade. O homem e a natureza vivendo em plena harmonia. As comunidades, a cultura e os modos de vida locais mantém uma identidade de vida própria, que cuida da floresta e dos animais, promovendo um manejo seletivo e de baixo impacto. SERINGÔ é uma marca amazônica de negócio social, que se reinventa e revoluciona a produção de borracha natural de florestas nativas. São técnicas indígenas ancestrais aliadas a novas metodologias simplificadas e participativas, gerando processos e produtos 100% sustentáveis de transformação do látex nativo em produtos de mercado, com impactos sociais, ambientais e econômicos. Unidades familiares de produção de borracha e artesanato orgânicos, promovendo trabalho e renda e estabelecendo uma relação de igualdade financeira entre gêneros. Com a SERINGÔ todos saem ganhando: Homens, Mulheres, Árvores, Floresta, Animais, o Planeta e principalmente VOCÊ que está adquirindo um produto 100% sustentável e da mais alta qualidade para uso no seu dia a dia.